Programa Incrementa (apoio psicológico à fertilidade)

Nas clínicas Origen contamos com tratamentos de apoio para antes, durante e depois dos processos de fertilidade: o Programa Incrementa. Consciente da importância do estado emocional de quem se submete a um tratamento de Reprodução Assistida, este tratamento psicológico tem como objetivo ajudar o casal ou a pessoa a enfrentar este processo com a menor pressão possível e, ao mesmo tempo, melhorar a relação conjugal.
A Sociedade Espanhola de Fertilidade (SEF) sustenta que 7 em 10 pacientes que abandonam um tratamento de fertilidade fazem-no devido às pressões psicológicas a que estão sujeitos.

Estudos comprovam que a psicologia é a solução para o sucesso nos tratamentos de fertilidade uma vez que, de acordo com uma investigação realizada pela American Society for Reproductive Medicine, pacientes com ansiedade ovulam 20% menos, os seus óvulos fecundam-se 30% menos e têm 20% mais de probabilidades de terem um aborto.

fertilidade

Como saber se é a pessoa indicada para este tratamento?

Este tratamento está indicado para quem tem dificuldade em gerir adequadamente o stress e a ansiedade A maioria dos médicos consideram que ao diminuir o stress aumenta-se as suas probabilidades de engravidar.
Este tratamento também lhe pode beneficiar se o rumo que tomou está a criar-lhe dificuldades na sua relação conjugal, ou na gestão das suas emoções.

SINTOMAS

  • A maioria dos médicos consideram que deve mudar de atitude e reduzir os níveis de ansiedade ou stress.
  • Sente-se sem esperança
  • Tem consciência que uma atitude otimista pode ajudar o processo que vai realizar, e quer capacitar-se com novas competências.
  • Está a ter problemas com conjugais, devido às dificuldades para engravidar.
  • Se quer que a vossa relação conjugal melhore, porque o sua companheira quer engravidar e tem noção que isso está a prejudicar a vossa relação.

Resultados do tratamento de apoio à fertilidade

  • Irá diminuir o stress.
  • Adquirirá ferramentas de gestão da ansiedade.
  • Melhorará o seu estado de ânimo.
  • A sua relação será enriquecida.
  • Melhorará a sua qualidade de vida e autoestima.

Tratamento psicológico para a fertilidade

Apoio psicológico à fertilidade

Tipo de tratamento Psicológico
Em que consiste Tratamento psicológico no qual se implementam estratégias e competências necessárias para a redução da ansiedade e do stress. Também melhorará o seu bem-estar do seu parceiro.

Com uma abordagem baseada nas terapias cognitivo-comportamental, o tratamento contempla a intervenção nestas três áreas: pensamentos, emoções e comportamentos.

Ao modificar determinados aspetos em cada uma das três áreas, observar-se-á uma melhoria significativa no seu bem-estar psicológico e aumentará as probabilidades de engravidar.
Este tratamento destina-se a pessoas que contrataram um tratamento nas Clínicas EVA.